quinta-feira, julho 20, 2006

Syd Barret


Syd Barrett se foi...só mais um aviso aos meus companheiros de som: estamos ficando órfãos, definitivamente.

Para quem curte o Rock´n´Roll clássico das antigas, não resta dúvidas, o fim está próximo. Quando penso nos meus roqueiros prediletos, chego a conclusão que posso contar nos dedos das mãos quantos ainda estão aí. Paul e Ringo, Waters e Gilmour, Clapton, Dylan, sei lá...o tempo passou, envelhecemos e assim como vai se tornando comum perder amigos e parentes temos que nos acostumar com a idéia de não termos mais um novo trabalho dos mestres que se vão...Raulzito disse que tudo pra ser chorado, já foi chorado, ledo engano, sempre tem uma lágrima sobrando, a morte de George Harrison me provou isso há alguns anos, vi um dos meus guitarristas prediletos morrendo depois de um longo período de sofrimento em função de um câncer, ele nos deixou de uma maneira tranquila, consciente da sua partida, como parece ter sido também a partida de Barrett. A notícia já esperada da morte de George me veio num começo de noite, sem esboçar muita tristeza acendi uma vela e fiz uma canção para Sweet George, minutos depois descobri que ainda tinha muito para ser chorado. A morte de Syd me veio aqui mesmo na NET, Barrett nunca foi um dos meus prediletos, sempre preferi o Pink Floyd de Waters e até mesmo o pop de Gilmour do que as obras de Barrett, porém sua alma sempre esteve presente na banda, nas homenagens que lhe prestaram em diversos discos e canções; e sem dúvidas no espírito dos integrantes, não foi à toa que Gilmour a um tempo atrás respondendo a um repórter quem gostaria de ter de volta na banda, Waters ou Barrett, afirmou: Waters pela lógica e Barrett pelo coração...mesmo não sendo apreciador da obra de Barrett (e talvez mesmo não a conhecer ou entender direito) sempre me intriguei com tal personalidade, em outras épocas tinhámos Sócrates ou Nietzsche hoje temos Barret ou Lennon, pois agora essas mentes se unem na imortalidade de suas obras, e sei que daqui a algum tempo alguém vai ouvi-los como hoje nós lemos Platão, ou ouvimos Beethoven, não é fanatismo, mas o rock foi muito além do que pretendia, muito além da mera música de entretenimento até se tornar a válvula de escape para os pensadores de nossa época.


Bem, vocês me desculpem mas agora eu vou embora...

Fotos: Syd Barrett em 1967 e 1990.

10 comentários:

  1. Quando penso nos meus roqueiros prediletos, chego a conclusão que posso contar nos dedos das mãos quantos ainda estão aí. Paul e Ringo, Waters e Gilmour, Clapton, Dylan, The Repetents, The F.F.R solo (o melhor de todos );

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. rock n roll is dead ultimo cd do hellacopters

    ResponderExcluir
  4. ta foda viu robert! eu so espero ver o show d algum desses antes deles morrerem ou antes deu morrer tmb. pq nao é so a idade q mata!
    gostei do post. so nao gostei da parte do POP do gilmour. o pop deveria ter vindo antes do nome waters. ele q criou a parte pop do PF. mas tudo bem. gosto é gosto e nao posso fazer nada se prefiro o gilmour ou o barret do q o waters....tenho muita coisa da carreira solo dele e da epoca q ele era do PF, acho q vale a pena. se vc quiser....
    descobri um tanto d coisa sobre o PF. depois te conto! bjo

    ResponderExcluir
  5. o barret é tipo o meu picasso da musica... fazia umas coisas que pareciam simples, coisa de criança, mas que vai além...
    (ou eu to viajando muito?)

    nao curto muito esse saudosismo, como se o bom só existisse no passado. isso é triste. as coisas estao se perdendo sim, as vezes sinto isso tb, mas nao é melhor aproveitar o q está aqui do q chorar pelo q já foi?

    fiquei muito triste por causa dele...mas nao perdi as esperanças

    ResponderExcluir
  6. A juventude é algo extremamente fugaz, não é mesmo?...Fico pensando sempre, sempre na passagem do tempo..Veja como o Gilmour era, há uns anos atrás, e veja hoje.
    Tá todo mundo envelhecendo mesmo.

    Mas devido ao estado psíquico do barret, talvez a morte tenha sido melhor pra ele. Espero que o Rock continue sendo sustentado, por novas cabeças, embora eu não consiga enxergar ainda, quais são as perpectivas.

    ResponderExcluir
  7. e Robert, um di a a casa cai...
    ainda bem que eu to vivo ainda neh!


    huahua


    abração!

    ResponderExcluir
  8. Outro dia eu vi o Falcão falando que o Pink floyd não liberou os direitos de The Wall para ele fazer a versão dele. em Especial o Roger Waters. Mas o engraçado foi ele falando que também não libera nenhuma musica dele para o "Roger Aquatico" e/ou Pink Floyd!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Verdade, Bob... Mas os registros ficarão, e novas leituras desses registros... E o espiral continua...
    Vida longa aos gdes roqueiros q ainda estão vivos [materialmente e não só a obra], e q venham novos para q dêem continuidade ao trabalho dos que já viraram hipótese, ou adubo orgânico... E estão pra sempre em nossa memória...
    Beeijo...
    ;-))

    ResponderExcluir
  10. me encanta la música de Barrett, especialmente en su período con pink floyd.
    sin duda una gran pérdida
    shine on crazy diamond!!


    saludos

    ResponderExcluir