domingo, julho 22, 2012

Maria McKee - You Gotta Sin To Get Saved (1993)



Nas últimas postagens sobre discos, falei de duas cantoras e compositoras que gosto, não foi premeditado, na verdade a única coisa que pensei é que escrevi pouco sobre discos no blog e resolvi dar uma garimpada na minha coleção e falar de alguns dos meus álbuns prediletos. Por obra do acaso, apareceu mais um disco de outra cantora e compositora na reta. Maria McKee é o nome da moça, americana, ex-integrante da banda Lone Justice.

Esse disco foi uma descoberta da era pré-internet quando não era tão fácil conhecer artistas que não estavam expostos na grande mídia (embora tenha feito muito sucesso nos EUA, Maria Mckee, por exemplo, nunca emplacou por aqui) e, acredite se quiser foi comprado de um vendedor de rua que trabalhava com CD's originais. Sim, já houve isso (pelo menos eu conheci alguns em BH), vendedor de rua de CD’s originais novos e usados, incluindo artistas desconhecidos e com direito a discman para testar e/ou conhecer o disco e foi dando uma ouvida rápida que resolvi levar esse CD. Maria McKee faz um pop com influências soul e folk e uma pegada blues/rock nesse álbum lançado em 1993.

“I’m Gonna Soothe You” abre o disco, parceria de Maria Mckee com Bruce Brody e Marvin Etzioni que fazem parte do enorme time de músicos que participam do álbum, um roquinho suingado com a participação das Waters Sisters nos backings vocals somando a bela voz de Maria, uma guitarra com um riff malandro à la Keith Richards passeia pela canção, aliás, o álbum produzido por Don Was em diversos momentos lembra um pouco a sonoridade dos Rolling Stones, na letra a garota resolve cuidar do namorado da amiga que não dá o devido tratamento ao rapaz. “My Lonely Sad Eyes “é uma regravação do grande Van Morrison, caiu muito bem na voz da cantora e essa é a principal diferença em relação ao arranjo gravado por ele, o instrumental, embora um pouco mais “cheio” (com um órgão Hammond fazendo aquela “cama” clássica) e vigoroso não foge muito do registro original. Na sequência duas boas composições solitárias de Maria, a balada “My Girlhood Among The Outlaws “e o country “Only Once” com uma sonoridade bem caipirona muito bacana. “I Forgive You”, ótima balada gospel de Maria Mckee em parceria com a cantora e compositora inglesa Sam Brown dá margem para ela soltar a voz com toda alma e energia, mais uma vez com o apoio das Waters Sisters que caem como luvas nesse tipo de canção. “I Can’t Make It Alone” trata-se de uma regravação da dupla de compositores Gerry Goffin e Carole King, bons intérpretes sempre têm o dom de fazer com que qualquer música que cantem soe como de sua autoria e é o que Maria Mckee faz nessa faixa que virou um rock muito interessante. O folk se faz presente em “Precious Time” com direito a gaitinha e tudo, composição dos guitarristas, Gary Louis e Mark Olson que também integram o time de músicos que participaram das gravações. Van Morrison reaparece na faixa “The Way Young Lovers Do”, outra música que Maria Mckee garimpou do repertório do compositor e regravou com muita personalidade, menos suingada que a versão de Morrison, acabou soando como um blues meio psicodélico. Também de autoria de Maria, Brody e Etzioni é a canção “Why Wasn´t More Grateful” , outro gospel com belos metais. Para fechar o disco, a canção título: “You Gotta Sin To Get Saved” de autoria de Maria, Brody, Etzioni e Sam Dogg, costumo dizer que grandes discos começam com bons nomes, pois esse começa e termina.

Posfácio: como esse disco tinha uma lista muito grande de músicos participantes (eu sei que isso não é uma desculpa), resolvi omitir essa informação no texto (até me senti traindo a classe da qual faço parte, rs), citando apenas os músicos que participaram das gravações e também de composições, mas o Baratta, amigo e leitor atento do blog chamou minha atenção para a participação do Jim Keltner na bateria que só pra começo de conversa tocou em vários discos das carreiras solos de Ringo Starr, George Harrison e John Lennon. Então aí vai a lista completa dos músicos que tem ainda a Maria Mckee ao piano e guitarras-base.

Maria McKee - piano, guitarra-base, vocais
Jon Auer - background vocals
Bruce Brody - órgão, piano, órgão Hammond, background vocals, palmas, Wurlitzer
David Campbell - regência
George Drakoulias - bateria
Marvin Etzioni - baixo, guitarra, bandolim, background vocals, palmas
Don Heffington - percussão, bateria, background vocals, palmas

The Jayhawks
Jim Keltner - bateria
Dale Lavi - palmas
Gary Louris - guitarra, background vocals, palmas

The Memphis Horns 
Spyder Mittleman - saxofone
Bud O'Brien - baixo
Mark Olson - violão, guitarra, gaita, background vocals, palmas
Nicol Sponberg - palmas
Ken Stringfellow - background vocals
Benmont Tench órgão, piano, órgão Hammond, background vocals, palmas, Wurlitzer, órgão Vox
Mike Utley - piano
Don Was – baixo

Waters Sisters
Julia Waters - background vocals
Maxine Waters - background vocals
Edna Wright - background vocals
                                                                                                                                                                                    

4 comentários:

  1. Taí algo que eu preciso tomar vergonha na cara e fazer no meu blog também: Comentar os meus discos preferidos. E olha que tem uma enxurrada de disco aqui, incluem os discos que meu pai ouvia e na época eu não curtia muito...

    Bom, saí na caça desse disco. Já trombei com alguns camelôs que vendiam cds originais. Porém lacrados, sem direito a teste. Gostei desse cd da Maria McKee. I´m Gonna Shoothe You é uma música com astral (pra cima) tem uma energia bacana. Quando se escuta uma música assim abrindo o disco, anima de ouvir o álbum todo que foi o que eu fiz. Igual da outra vez que postaste o disco Blue da Joni Mitchel.
    Me faz lembrar também um comentário seu nas nossas conversas por msn: Pronto, o Baratta já aparece com o RG e CPF da mina hehehe. Com certeza saí na caça também dos outros álbuns solo e com o Lone Justice (achei alguns videos), mas é o que você disse: Ela não emplacou por aqui. O time de músicos do disco é um verdadeiro exército.
    Por foto ela me lembrou a Lisa Marie Presley, filha do todo poderoso. E olha que a Maria tava um pitelzinho no clipe de I´m Gonna Shoothe You.
    Agora, só não achei nada sobre as Water Sisters.
    Bela postagem mano e perigosa claro... já tem alguns discos que eu to indo atrás aqui.
    Abraço mano.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu reouvi o disco para fazer os comentários tive certeza que você iria gostar dele.

    Quanto às Waters Sisters, você já as ouviu em uma infinidade de gravações, elas gravaram backing vocals para todo mundo que você imaginar, Michael Jackson, Nina Hagen, Joe Cocker, Neil Diamond, até os Engenheiros do Hawaii, dê uma conferida nos créditos da música "Todo Mundo É Alguém" no disco do Robertão 88 e confira lá os nomes Julia e Maxine Waters.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Uow, gravaram até com o Robertão... Muito bom. Aliás, Dando uma pesquisada por aí, a música Show me Heaven é daquela porcaria cinematográfica chamada Crepúsculo, né? Detalhe, Crepúsculo é igual jiló, não vi e não gostei...
    Abraço mano...

    ResponderExcluir
  4. Elas gravaram com os dois Reis. Aliás, Roberto e Michael tiveram vários músicos em comum em suas gravações dos anos 80: Jeff Porcaro, Dean Parks, Paul Jackson, Paulinho da Costa, as Waters Sisters, timaço da CBS!

    Quanto a "Show Me Heaven" fazer parte da trilha do Crepúsculo eu não tinha a menor ideia, pois como você, não vi e não gostei. Essa música está na trilha sonora do filme Dias de Trovão com o Tom Cruise e a Nicole Kidman "ê, sessão da tarde", hehe

    e...jiló é bom!rs

    Abraço, mano!

    ResponderExcluir