domingo, setembro 28, 2014

The Beatles In America – Spencer Leigh





Para quem gosta de Beatles, o assunto nunca acaba. Numa das últimas postagens, comentei sobre o livro Can’t Buy Me Love de Jonathan Gould que trata da história da banda, dando enfoque na repercussão que a banda causou na Inglaterra e nos EUA. O livro The Beatles In America: The Stories, The Scene, 50 Years On de Spencer Leigh, editado pela Omnibus Press em 2013, vai no mesmo caminho. Porém, tendo apenas os Estados Unidos como alvo (o autor tem ainda dois livros sobre os passos dos Beatles em Liverpool, e outro em Hamburgo). 

Tendo um estilo de diário e livro de fotografia, o volume repassa a trajetória da banda em terras norte-americanas desde a histórica primeira visita em 1964 até o rompimento oficial em 1970, não deixando de incluir uma introdução sobre os primórdios da banda na Inglaterra, e um prólogo no qual cita momentos relevantes de John, Paul, George e Ringo EUA depois da separação, entre eles, o fatídico assassinato de John Lennon em Nova York.

A intenção de Spencer Leigh não foi fazer um estudo e análise mais aprofundada da carreira dos Beatles, como fez Jonathan Gould em Can’t Buy Me Love. Leigh, na verdade, coletou materiais que ilustram bem o texto com muitas fotos, recortes de jornais, e declarações de artistas, entre outros norte-americanos que de alguma forma cruzaram o caminho dos FabFour. Nesse caso, The Beatles In America, funciona como um ótimo complemento ao livro de Gould. Sem edição em português, o livro ricamente ilustrado, vale até mesmo para quem não lê no idioma dos rapazes de Liverpool, em razão do extenso arquivo fotográfico.

2 comentários:

  1. Os seus posts são uma maravilha, mano. sem querer você acabou matando minha curiosidade duas vezes. Vou lhe dizer o porquê. Primeiro esse livro que eu não conhecia, fiquei chateado em saber que só tem em inglês e feliz porque eu não leio o idioma e traduzo de boa, mas tem foto hehe, recorte de jornal, isso é muito bom. E a segunda curiosidade é que eu recentemente peguei o livro do Jonathan, o Can´t Buy Me Love. Só que ele ainda está na fila, pois atualmente eu estou lendo o livro do Geoff Emerick o "Here, There and Everywhere - Minha Vida Gravando os Beatles e falando mal do George". Outro que ainda está na fila é o livro que contém a entrevista de John à revista Rolling Stone. É o que vc disse, o assunto Beatles nunca se esgota.
    Grande abraço mano. Qual o preço médio desse livro do Spencer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mano. Pretendo comprar os outros dois dele futuramente, o que fala de Hamburgo e o de Liverpool (e esse do Geoff, antes mesmo dos outros do Spencer). O livro em si sai por menos de vinte reais na amazon, com o frete ele vai pra cinquenta reais aproximadamente.

      Abraço, mano!

      Excluir