sábado, janeiro 21, 2012

Each One Believing - Paul McCartney On Stage, Off Stage and Backstage


                         

...continuando a repassar as “leituras musicais” do ano de 2011...

Each One Believing é um livro de fotos da turnê mundial de Paul McCartney de 2002-03, lançado em 2004 pela Chronicle Books. Bill Bernstein que trabalha com Paul desde a Get Back Tour de 1989 é o autor das fotos ao longo das 211 páginas do livro que mostram Paul, banda e sua enorme equipe (só na montagem de palco chegam a ser mais de 140 envolvidos) que inclui roadies, técnicos de som, iluminação e vídeo, além de seguranças, motoristas, cozinheiros, divulgadores, promotores, entre outros assessores, nos bastidores e no palco, sem esquecer do público também merecedor de alguns cliques.  Heather Mills, então esposa de Paul, se faz bem presente no livro que tem formato grande (28,5 cm x 23,5 cm) e como deve ser num livro de fotos, o papel é de alta qualidade numa produção esmerada em todos os detalhes.

Entre os concertos focalizados estão as apresentações em Nova York no Madison Square Garden em favor das vítimas do 11 de setembro, no Coliseu em Roma, na Praça Vermelha em Moscou, em sua cidade natal, Liverpool onde ele encerrou essa empreitada e mais algumas dezenas de shows ao redor do mundo.
  
Mesmo se tratando de um livro de fotografias ele é recheado de textos e entrevistas com Paul, sua banda formada por Rusty Anderson, Brian Ray, Abe Laboriel Jr., Paul "Wix" Wickens e boa parte do pessoal da equipe que revelam questões técnicas da produção ao mesmo tempo em que traz casos por vezes banais, mas que não deixam de ser interessantes para quem já leu tudo (ou quase tudo) sobre o artista e já não encontra novas informações com frequência. Por exemplo, você algum dia desconfiaria que Paul e banda pudessem cantar uma música dos Monkees como aquecimento de voz antes de entrarem no palco? Esse é o tipo de curiosidade bacana que o livro tem. Até alguns itens do cardápio vegetariano preparado pelos cozinheiros que viajam com a tour são citados. As fotos mais interessantes sem dúvidas são as de bastidores já que Bersntein teve acesso irrestrito e clicou cenas às quais outras lentes não teriam acesso.

É um belo registro da tour. Nas últimas páginas o livro tem uma espécie de guia com alguns termos usados por Paul e equipe no dia-a-dia das turnês. Um exemplo? TOUR VIRGIN: é usado para designar um membro da equipe que está participando de uma turnê com eles pela primeira vez. E o livro praticamente faz com o que leitor se sinta assim acompanhando o "por trás do palco" de uma tour do velho Macca.



Só para constar: não levem em consideração a péssima qualidade de definição da foto acima extraída do livro, ela é resultado de um Print Screen e de uma edição no ruim e velho Paint, a qualidade no livro é de primeiríssima. 

2 comentários:

  1. Ói nois aqui travêis. Doctor Robert, qual o valor médio do livro? Eu o encontro nas boas casas do ramo? Os textos estão em português? Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?

    ResponderExcluir
  2. Mano Baratta, esse livro se encontra por menos de 9 dolletas no Amazon e livro você sabe que não paga taxa de importação, né? Ele é em inglês, não me parece que teve tradução para nenhuma outra língua, mas com um pouco de paciência e um dicionário acho que você lê tranquilo. Caso a paciência e o dicionário não funcionem, lembre-se que se trata de um livro de fotos e que já vale por isso, os textos são praticamente um bônus nesse caso. Ótimo bônus, diga-se de passagem.

    ResponderExcluir