domingo, agosto 31, 2014

O maior músico do mundo (ou “uma das muitas histórias que acontecem comigo”)




Pego o ônibus para voltar pra casa depois de um dia de aula e trabalho. Entro carregando meu violão. Dentro do veículo, apenas um passageiro.  Um senhor de 65 anos (como ele veio a me dizer mais tarde), trajando uma inusitada camiseta do Boston Celtics, e razoavelmente embriagado. Ele vê o estojo do instrumento e pergunta se é um violão, como se tivesse alguma dúvida, apenas para puxar papo. Digo que sim, e ele responde que toca um pouco, sabe acompanhar algumas músicas e fazendo os acordes no ar começar a cantar uma inesperada “Parei...Olhei” , lançada pelo Roberto Carlos no longínquo ano de 1965 ao que eu respondo completando a letra e dizendo que ele foi “fundo”. Ele emenda com “O Calhambeque”, para depois começar a cantar a música “Ninguém Poderá Julgar-me Nem Mesmo Tu”, sucesso do cantor Jerry Adriani, que segundo ele, veio da Itália para o Brasil quando tinha 17 anos, e inclusive tinham a mesma idade. Eu digo que o Jerry é brasileiro mesmo, e que a confusão se dá por ele ser descendente de italianos e ter gravado o primeiro disco nesse idioma. Ele não me ouviu e reafirmou que o Jerry era italiano. Resolvi concordar.

Ele explicou então que tocava violão, mas só fazia acompanhamento porque solar é difícil e ele não estudou. Disse que tocava só de ouvido, mas que eu deveria estudar porque quem estuda toca melhor que ele. Para exemplificar, ele citou a música “O Milionário”, gravada pelo conjunto Os Incríveis, a qual ele sabe tocar o acompanhamento, mas não o solo. Nem cogitei tentar argumentar que não necessariamente um solo é mais difícil de tocar do que determinados acompanhamentos. Acho que por algum motivo durante o papo ele concluiu que eu ainda estava começando a estudar violão, tentei explicar que eu já tocava há algum tempo, mas novamente ele não entendeu. Como não faria diferença, mais uma vez o deixei acreditar no que ele tinha entendido mesmo (até porque eu sei lá se realmente toco violão).  Coincidentemente, nos levantamos para descer no mesmo ponto. Ele me perguntou se aquela era a Avenida Augusto de Lima, e eu confirmei que era sim. Agradecendo-me, ele se despediu, mas não sem antes dizer em tom profético: não desanime não, você vai ser o maior músico do mundo!

Então ‘tá!



Pintura: Vieux Guitariste Aveugle – Pablo Picasso

4 comentários:

  1. Edusrdo Dornelas9/01/2014 4:25 PM

    Sinceramente não sei se esse seu excesso de humildade ajuda ou atrapalha.Como não sabe se realmente toca violão?E o senhorzinho não profetizou, só relatou os fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, força a barra não, mas valeu pelo comentário!

      Excluir
  2. É que tu não estendeu o papo, se não ia ser mais ou menos igual aquelas histórias do ANgeli com os personagens Wood & Stock. Senhor: Você vai ser o maior músico do mundo! Robert: Ah é? Quem te disse?
    Senhor: (diz olhando pra cima) John Lennon!
    Abraço mano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A onda foi mais ou menos essa, mano ,hauahuhaua.

      Abraço!

      Excluir